Enfim, estamos chegando ao fim.Vou reunir os últimos acontecimentos num post só, já q o sábado foi só premiação e eu já divulguei todos os premiados.
Sexta-feira não houve mostra, somente a última mesa redonda, que contou com a presença de Andrés Lieban, da 2DLab, Quiá Rodrigues, Animania (gracinha, gente!) e os não tão queridos assim, meninos da Batalha: Guerra do Vinil (meleca... gosto deles já...). =D
Bom, começando pelo Andrés, esse é o cara mais empreendedor que conheci nesse mercado de animação. Hoje seu estúdio tem no curriculo uma série de curtas, clips animados e alguns ótimas produções em série.
Ele contou do caso Amigãozão. Um curta lindo de viver que já está sendo virado em série. Parece estranho essa frase, mas é que justamente agora, lá no Canadá, ela está em processo de pré-produção. O projeto vai ter produção brasileira e, pré e pós-produções, canadense.
Serão 52 capítulos de 11' com prazo de produção de 2 anos. Ou seja, possívelmente a 2DLab vai precisar de mão de obra. Vamo estudar minh'gente!
André explicou sobre o processo de se internacionalizar que começou com a participação em feiras internacionais, durante 2 ou 3 anos até conseguir essa parceria canadense.
Mostrou também um pouco dos conceitos e explicou o perfil psicologico de cada personagem. São 6 personagens. 3 crianças que não se adaptam muito bem por questões psicologicas (um é egoísta, outro imperativo e uma menina mandona) e seus respectivos amigos imaginários, um elefante, um canguro e uma girafa fofa.
Visitando o site vocês verão que são muitos os projetos de série do estúdio e um destes projetos, um mais recente, foi apresentado também durante a palestra. Eram histórias curtas, 1', que aconteciam dentro do quarto do protagonista. E a ação acontece sempre entre esse garoto e seu sapo. O que eu posso dizer é que, como sempre, os videos tem um ótimo senso de humor e são muito bem feitos. Não acredita? Então assiste!
=D






E eu altamente recomendo Soda Sexo, Sinal, Bonjour e A casa... ah!Enfim... recomendo todos. E todos no site dos caras.

Continuando, tivemos também a gracinha que é o Quiá, que é o há! ae!
Ele falou sobre o Animania que é um sucesso. Passa na TV Brasil todos santo dia, às 19 hs (uma retrospectiva especial porque o programa vai mudar de formato e de horário). E no programa sempre um animador falando de seu processo, mostrando trabalhos e dando dicas. O programa é do balacobaco. E até eu dei entrevista pra ele. Meudeus! to ficando importante!
No programa dessa semana vai ser uma homenagem à Anélio Lattini Filho, animador brasileiro responsável (sozinho!) pelo primeiro longa em animação da história do Brasil, Sinfônia Amazônica! Eu recomendo: VEJAM! TV Brasil. Só que sábado às 17 hs.

Pra fechar, é nóis, tá ligado?! Guerra do Vinil!
=D
Os evangelistas falaram das agruras que passaram durante a produção. 3 anos e meio produzindo na raça e um monte de gente fazendo um monte de promessas, claro que nenhuma cumprida. E foda. Mas eles venceram. E acho muito bacana falar que os evangelistas, que na produção trabalharam com a Terpins Greco (do Rafa e do Daniel), agora têm sua própria produtora. A Brainstorm. Sucesso meninos!

Isso tudo foi sexta. Sábado, frango com quiabo no sítio, cachacinha e sushi! Isso é que é diversidade cultural!
A noite premiado. Só pra lembrar a lista é:

melhor animação estrangeira: Le Manteau, de Orlanda Laforest, frança, 8'
melhor animação nacional: Rua das Tulipas, de Alê camargo, 10'12''
melhor roteiro nacional: Os 3 Porquinhos, de Cláudio Roberto, 4'
melhor direção: Calango Lengo, de Fernando Miller, 9'45''
melhor animação mineira: Terra, de Sávio Leite, 5'
prêmio especial: A Garota, Fernando Pinheiro, 4'
melhor curta escola animada: Boi Preferido, Marcelo Bicalho (me desculpem. eu não tenho certeza se é esse o nome do curta)
melhor professor escola animada: Ricardo Poeira

Parabéns a todos.

Algumas coisas a serem ditas sobre o festival foi que durante todos os dias houveram sessões para as crianças das escolas de Sabará e Belo Horizonte. Nos últimos dias chegaram a acontecer 4 ou 5 sessões por dia. Duas pela manhã e 3 à tarde. E quem aguentou firrrme lá foram André, o maquiavélico, Clécio e Vâninha. Vocês arrasam.

E é isso. Até o próximo Animará!

Ah! Quase me esqueci. Deixo aqui o arquivo pra imprimir o flipbook e o taumatropo.
Eu recomendo 3 folhas pro flip (repetindo 3 imagens por frame). E é sempre bom lembrar que esse ciclo foi criado pelo Daniel Lima (valeu de novo, chu!).