Lá vamos nós pra terça!
Terça tivemos Sr. Otto Guerra e Luiza Favale da Glaz, produtora paulista, falando sobre produção e captação de recursos para longas-metragens.














(foto de Cláudia Lima)


Otto falou da sua experiência desde as produções da décadade 80 até a atual produção de seu estúdio, Otto produções. A questão "roteiros bem trabalhados" foi um ponto forte do bate-papo. Otto incusive contou de forma muito bem-humorada (como sempre...) a experiência em que levou o roteiro de Woodstock para ser avaliado por um grupo de especialistas.

Cena 1:
"- Esse roteiro não funciona. Ta faltando conflito...
-Porra! são dois velhos que não saem do sofá...
-Bom, 15' dessa piada até funciona, mas 80 não."

Cena2:
"-Qual a chance de vocês todos estarem errados e eu certo, e esse roteiro funcionar?
-(olhar atônito do roteirista hollywoodiano do qual otto é fã) você ta brincando, ne?"

=D

Depois disso, pararam a produção, que já estava rolando, e foram retrabalhar o roteiro. Todo o processo levou 2 anos.
Otto falou ainda sobre como os filmes (animados ou não) são tão pouco trabalhados na pré-produção, muitas vezes tendo seus roteiros produzidos em 2 meses (!!!). O que explica porque xuxa, mauricio de souza e didi produzem filmes tão fracos.
Bom, pra não monopolizar na fala de Otto, Luiza, produtora executiva da Glaz, falou sobre a captação para o longa em stopmotion (ae!) Minhocas e ainda sobre um futuro projeto, que já está sendo captado, baseado no curta Historietas Assombradas (para crianças malcriadas), de Vitor Hugo Borges. (links direto para o porta-curtas).
Luiza não é animadora, produtora só, por isso não tinha muita informação sobre a produção em si. Só que já estava rolando na Animaking. Visite o blog da produção.
Voltando aos projetos de Otto Guerra, que atualmente está produzindo em seus estúdio Fuga em Ré menor, que pelo que me parece será uma história baseada ou adaptada do universo de Tangos e Tragédias (du cralho!), onde dois sbornianos contam suas histórias e apresentam sucessos jogados nessa lixeira cultural que é a Sbornia. Muito, muito bem animado, pelo que vi no teaser, prova o que disse o gaúcho, de que seus diretores de animação estão pegando pesado na escolha do povo pra animar. O jeito é estudar minha gente... vamo lá! Animação é hora bunda!
=D



Pra fechar a noite, segunda parte da Competitiva Nacional. Abaixo alguns que estavam na mostra e que encontrei pela rede à fora.

A moça, de Adriana Mota, stopmotion


trailer de 7 kptais, um coletivo bacana


Uma história qualquer, de Henrique Barone


E mais dois pelo Porta Curtas:
Disputa entre o diabo e o padre pela posse do cênter-fór na festa do santo mendigo. (ufa!), de Francisco Tadeu
e
A pisadeira, de Ricardo Carneiro

É isso ai! Divirtam-se!
=D