Pessoas queridas! A coisa não funcionou como eu esperava.Ficou difícil de postar todos os dias por problemas técnicos. Por isso me desculpem pelo hiato na fala.
Bom, ainda há tempo. Vou fazer um resumo por dia e vamos articular de postar os videos feitos pelo Felipe em cada palestra. Dai eu só vou dar uma pincelada mesmo nos assuntos.
Então, vai ser assim, o de segunda passada eu posto hj, amanha, o de terça e assim por diante. Porque senão vai virar um post gigatesco que, possivelmente, dará preguiça de ler.
=D

Segunda - 15/09

A segunda teve como pontos altos a palestra de José Araripe e a primeira parte da competitiva nacional.

Araripe é diretor da TV Brasil, nova emissora estatal que surgiu da união da TVE e da Rádio Brás. A palestra sería sobre a criação da TV Brasil, assunto que pra nós, animadores e produtores, já sería bastante interessante, já que o canal prioriza a produção "animada" nacional, com programas exclusivos (Animania, Janela, janelinha) e com a proposta de futuros editais. Alguns até já aconteceram, como o edital para a pré-produção de séries do Min-C do ano passado, ainda sem resultados. (Foram 7 meses só pra abrir os envelopes...)
Como eu disse, sería. E foi.. mas foi um tanto além.
Bastante pragmático, José Araripe, que também é animador, frisou a necessidade de organização do animador brasileiro enquanto classe, falou dos interesses de se disputar mercado internacional e da produção de séries no mercado brasileiro.
Bom, em suma, a idéia do governo através da TV Brasil é potencializar a produção nacional, não somente de curtas-metragem, mas criar uma indústria mesmo (a longo prazo, claro), através de produção de séries e longas. Lindo demais!Como brasileira que não desiste nunca (!) eu tenho esperanças, mas... também tenho a triste certeza de que no Brasil intenção e ação são duas coisas diferentes, e nunca se sabe se o que se planeja pra um ano ou dois não sairá em 5 ou 10 anos... Então vamos ter que "ir indo"! Pé em Deus e fé na taba...
=D
A competitiva nacional teve sua primeira parte, que foi incrível de boa. Inclusive, é bom deixar claro que as sessões, todas elas, foram muito bacanas.
Pra vocês compreenderem a qualidade dessa sessão, os 3 premiados pelo juri na competitiva nacional sairam dela!
Os 3 porquinhos de Cláudio Roberto, uma adaptação moderna e carioca da fábula, levou melhor curta.
Rua das Tulipas, lindo de viver, de Alê Camargo, levou melhor roteiro.



E Calango Lengo, de Fernando Miller, ganhou o prêmio de melhor direção. A história de um calango que tenta sobreviver à seca no sertão, enquanto é perseguido pela morte. Cheio de gags, por isso meu favorito! ae! Mas infelizmente esse eu não achei pra mostrar pra vocês. Assim que tiver algo eu posto.

Além destes, pra mim, também destacou X-coração da Cartunaria Desenhos, de Porto Alegre. O fofinho A Lenda do Brilho da Lua, de Gabriela Dreher, que tava lá no festival conosco, também foi muito apreciado. Principalmente pela criançada.

É isso ai gente. Vamos ver se os videos ou pelo menos o podcast que o leo fez dessa palestra a gente coloca o mais rápido possível.

Um abraçoso da Cris