A quinta foi um dia importante pros mineiros.
A mesa redonda foi específica para a produção do estado. Presentes estavam o professor do curso de animação da Escola de Belas Artes da UFMG, Antônio Fialho, Cláudio Constantino, presidente do Curta Minas, associação que se destina à coleta e manutenção de acervo em curta-metragens, além de promover o diálogo entre curtametragistas. E por último, mas não menos importante, Sérgio Vilaça, do CRAV, Centro de Referência Audiovisual da secretaria de municipal de cultura.
O papo foi entorno de produção, organização dos produtores e animadores enquanto classe e também (e muito) sobre o novo curso da federal.
Pra quem não tá sabendo eu explico. A Universidade Federal de Minas Gerais tem, já há alguns anos, a opção no curso de belas artes para cinema de animação. O carinha fazia belas e no meio escolhia animação. Agora terá um curso só pra cinema de animação. São 40 vagas, 4 anos, noturno.
E a curiosidade geral é exatamente sobre a grade desse curso. E o que o Toninho, o idealizador da mudança, explicou é que agora tudo terá mais tempo pra ser trabalhado. Por exemplo, ele falou sobre Principios da animação e personagem, que antes era dado em um semestre agora terá, cada um, um semestre. As técnicas também terão um semestre cada (não tenho certeza...). E o curso terá a opção para mídias digitais. O que direcionará para games, novas mídias e essas coisinhas tecnológicas.
Faz tempo que eu estou querendo ver essa grade, mas Toninho disse que ainda estão ajustando umas coisinhas. Assim que tiver, eu divulgo aqui.
Sobre a discussão sobre a produção mineira eu discordei de algumas coisas, e acho que muitas outras devem mudar.
Eu sou uma entusista! Acredito mesmo que dá pra produzir. Onde não há demanda, a gente pode cria-la. E ferramentas pra produção nós temos todas! Bons profissionais, boas idéias, conhecimento, referências, público... i believe!
=D
Quem me conhece sabe que eu sou bem mais entusiasmada do que to me mostrando (to me segurando aqui... já reescrevi essa parte 4x... =D)

Partindo pra mostra, eu fiquei um tanto perdida naquela multidão de crianças e seus gritos insuportáveis (eu gosto de criança. mas não 400 delas gritando!).
Então... foi a mostra da escola animada. Os animadores do projeto apresentaram seus vídeos resultados das oficinas. O meu já ta aqui, uns posts atrás...
Eu penso que foi um tanto frustrante para os alunos das oficinas. Porque é um prazer imenso ver seu trabalho na tela de cinema! E essa experiência foi diminuída pela bagunça que foi a sessão. Acho que eles merecem uma sessão só deles, pra compensar o que não foi... fica aqui a sugestão.
Eu não tenho os vídeos, mas prometo que vou providencia-los.
Acho importante divulgar que a casa de animação premiou o melhor curta da oficina e o melhor professor, sendo respectivamente o video de Bicalho e Ricardo Poeira. ae! Vocês ahasam! =D
É isso gente.