Há cerca de uns 2 atrás eu vi um still dessa animação. Nessa mesma época ela foi matéria na Animation Magazine. Dai eu comecei a buscá-la, mas só encontrava cenas bem curtinhas que mostravam animações em recorte com um estilo bem geometrizado de divindades indianas. Lindo!
Assim, essa animação era isso pra mim. O que já estava muito bom. Mas assistindo aos 11 minutos iniciais, postados há poucos dias no Cartoon Brew (I love you Cartoon Brew!), eu entendi que 'Sita Sing the Blues' era muito mais.
A animação, que demorou 5 anos para ser concluida, conta a história de Nina, que teve que se separar do marido que foi trabalhar em um estúdio na Índia, e também de Sita, divindade do conto indiano Ramáiana, que teve que se separar de seu esposo amado, Rama. E no meio disso 3 sombras divertidas contam toda essa confusa história, cheia de personagens.
Só que cada um em um estilo visual. E eles funcionam.
O que prova o motivo de o longa de 82 minutos ter participado de tantos festivais (uns 40) e de seus merecidos prêmios (Annecy entre eles...).
E não é só isso, o fato mais interessante, a meu ver, é a junção de mitologia indiana, e clássicos do Jazz da dec. de 1920. A música é um elemento (acho, já que só vi 11 minutos do filme) que justapoe universos tão diferentes, e mesmo assim tão aproximados pela mesma "tragédia" de ambas as persongens.
E falando em tragédias, Nina Paley, tem lidado com seus percalços. Nina é a diretora, idealizadora, animadora, produtora e todos os mais 'ora que puderem entrar na brincadeira. E ela teve, e esta tendo, sérios problemas para distribuir o filme, podendo faze-lo só em festivais. Isso porque ela não conseguiu os direitos de algumas músicas que estão no filme. E até agora ela está em busca de financiamento e doações para conseguir pagar algumas coisas da distribuição.















Inclusive ela possui um projeto chamado questioncopryright.org. Confesso que não li ainda qual é a proposta, então vou ler antes de falar sobre. Mas creio que seja uma força tarefa pra facilitar a vida do produtor independente, frente às licenças e outras cocitas que são incrivelmente mais fáceis pros grandes estúdios. O que é muito bacana.
Bom, tá aqui o blog da moça.

E voltando a animação, eu deixo aqui o site do filme, www.sitasingstheblues.com, onde tem um monte de stills bacanérrimos, 2 posteres lindos de viver (em alta qualidade), além do trailer pra baixar.
Ae! Agora só falta ver o filme, ou pedaço dele. Então seguem os 11 minutos iniciais, e o trailer, não necessariamente nessa ordem. =D






É isso.