PROPAGANDA NATURAL GAS

Categorias: , , ,
Campanha quentinha... hummm...
Um stopmotion super bem alinhado (merece um trocadalho aqui. =D) que foi dirigido por Olivier Babinet para Lovo Films.
O filme levou 4 dias pra ficar pronto, teve cerca de 40 pessoas pra produzir e desproduzir (já que se faz desfazendo...).
Bom, assistam! E abaixo o making of.



Dica 'indireta' do Marão, o único coletivo de animação que eu conheço! =D
É isso!

ZOOLOGIC

Categorias: , , , ,
Linda a direção de arte desse curtinha da estudante da Calarts, Nicole Mitchel, que ganhou o prêmio Student Academy Award de 2009.
Ele andou pintando por uns blog no ano passado, então, pode ser que você já tenha visto. Mesmo assim, acho que vale mais uma espiadela.


É isso.

WHO'S HUNGRY

Categorias: , , ,
Trabalho do primeiro ano de David Ochs, ainda estudante da Calarts.
Deu medinho...

É isso.

BRUCE BICKFORD

Categorias: , , ,
Certa vez na faculdade, enquanto eu e uns amigos testávamos uns movimentos com plasticina, um professor insistia na frase (com certo desdém da nossa inaptidão...): "Isso é tão Bruce Bickford."
Foi uma tarde inteira assim. Isso virou um jargão entre nós. Dai, nunca mais me esqueci da referência! (Valeu 'fessor! =D).
Bruce Bickford é um pária do stopmotion! Com animações experimentalistas, surreais, provavelmente regadas a ácidolisergico e rock'roll, esse moço vem fazendo desde 1964 animações com clay e só. =D
Isso mesmo. As coisas começam a se desintegrar no meio e dali viram outras coisas, que dai viram outras coisas, sacou cara!
Mas não me entendam mal. De jeito nenhum eu diminuo o valor desse animador por isso. Os movimentos nas metamorfoses são muito interessantes. E comungam com a época em que ele foi mais produtivo, e com sua principal parceria, o músico Frank Zappa.
A parceria com Zappa durou de 1974 a 1980 e rendeu experiências (olha só a gente falando de experimentalismos...) como Baby Snake, que deixo um trecho aqui para vossa apreciação.
Deixo também excertos de Prometeu's Garden, de 1988 e de Monster Road, documentário sobre ele de 2004. Pedacinhos de coisinhas... Afinal, nos vídeos dele tudo acaba se despedaçando mesmo... =D




É isso... baby!

“And Then There Was Salsa”

Categorias: , , , , , ,
Comercial de molho de tomate, cheio de ginga!
É incrível a qualidade dos movimentos nessa animação. Realmente muito bonito.
CG por Nicholas Weigel para Laika.
No link do vimeo dá pra ver com tudo saindo da tela. Por cá fica o simplinho mesmo...

Dica do Cartoon Brew.

É saaaaalllsaaaa! É isso!


ENTREVISTA COM MARCELO DE MOURA

Categorias: , , , ,
Marcelo de Moura é um dos produtores de o The Secret of Kells. Filme do qual já rasguei seda aqui várias e várias vezes. Ele é sócio da Lightstar, que tem uma pá de projetos legais (e internacionais) no currículo, e da ArtAcademia.
A entrevista é bem basiquinha, mas dá pra saber um pouco da produção do projeto, além de outras coisas.





Preparem seus portfólios... Mais um estudio que anuncia produção própria de um longa-metragem.
Dica do Deco!
É isso.

HILTON HOTEL CAMPANHA

Categorias: , , , , ,
Eu não sei dizer nem quem fez e nem quando foi, já que esta campanha não chegou na nossa telinha.
É uma campanha dos hoteis Hilton que vende a idéia de que viajar, seja para o que for, é muito mais do que ir de A para B.
E pra isso uma linha se transforma lindamente. Eu amo a sintetização da forma nesses curtinhas. Claro que a escolha do tema musical é um grande diferencial também. =D










É isso ai.

PENCIL REBEL

Categorias: , , , ,
Mais um projeto que entra pra lista "isso eu consigo fazer!". E consegue mesmo... Papelão, barbante, massinha, um pouco de programação e um montão de vontade. =D
Pencil Rebel é um joguinhozinho com a direção de arte toda em stopmotion. Não é o primeiro, mas é muito bacana ainda assim. Aliás essa é a versão 2 do jogo.
O responsável é o polonês Grzegorz Kozakiewicz da Model N° 1, que tem outros trabalhos em stopmotion.
E o mais bacana é ver o making of da produção e até achar no meio do jogo os scketchs da produção e até a conta. =D
Bom, joguem, vejam e aproveitem o dia. Amanhã você pode não estar vivo. (Momento pílula de sabedoria! =D)


Essa dica é do Rafael Guimarães.
É isso!

SLEEPING BETTY

Categorias: , , , ,
Sleeping Betty é uma peça nonsense, claramente inspirada por Monty Phyton e Bill Plympton. Aliás, referências confessas do diretor, o quadrinista Claude Cloutier.
Claude nasceu em Montreal e na década de 80 migrou dos impressos para os movimentos. Esse filme em questão foi terminado em 2007.
E deve ter demorado pra ser finalizado já que Claude manteve o estilo visual que ele usa em seus quadrinhos, que é bem cheio de hachuras e detalhes. E estamos falando em 2d! Animação clássica... Muitos desenhos...
Abaixo do filme tem uma entrevista bacana com o cara.
Assistam! Eu, particulamente, me diverti horrores. Se você não gosta de nonsense, fuja para o próximo post! =D



Achei no canal da nbf no youtube, mas no site tem muito material. www.nfb.ca
É isso

FANTASMAGORIE (1908)

Categorias: , , , ,
Falando ainda em experimentalismos vamos começar do início!
No inicio (não no inicio do verbo... um tanto bom depois...) tudo é experimentar. E qualquer nascimento de uma tecnologia gera um sem fim de 'vamos ver no que dar misturar isso com isso?'. =D
Se não há um conhecimento em torno da tecnologia, ele se forma a partir das experimentações.
E a animação, que é a mãezinha do cinema, sempre foi terreno fértil pra se experimentar em audiovisual (que no inicio era só visual mesmo. =D).
Emilie Cohl experimentou como pode e com o que tinha a mão. Giz em quadro negro e um projetor moderno. E dai saiu a primeira animação da história.
Fantasmagorie é uma 'brincadeira' com a idéia de desenhos em movimento. E historicamente, a medida que os artistas vão se sentindo mais seguros, maduros com a técnica, vão sendo introduzidas idéias de narrativa, novos suportes, cores, sons, até chegarmos aonde chegamos.
Bom, contemplemos então a história!!! =D


É isso.

ANIMAÇÃO EXPERIEMENTAL? WTF???

Categorias: , , ,
É. Faz tempo que to pra começar a postar algumas coisas no âmbito dos experimentalismos, mas como é algo que requer mais pesquisa e que gera posts loooongos, eu acabo deixando de lado.
Também não é das minha predileções. Como boa mineira e bocó que sou, gosto de um bom causo, uma boa história e uma boa bigorna em desenho animado. =D
Bom, pra iniciarmos isso, que parece que vai ser uma série não linear e sem data marcada, teremos as experiencias de Diego Akel.
Akel é um animador e artista cearense que levanta a bandeira da animação. Ontem ele figurou no NO FAT CLIPS com seu curta Linhas e Espirais.
Um curta que faz parte de um processo de pesquisa da construção da imagem. Norman McLaren usava dessa técnica. Se chama pintura no tempo. (Aliás, o sr. McLaren usava de tudo! Guarda essa referencia pra sempre.)
No blog dele, do Akel, você pode acompanhar melhor o processo que foi totalmente digital (tablet + painter). E outras experiências do moço que experimenta mesmo! Visita lá e confere.


É isso.


HOW IT WORKS!

Categorias: , ,
Você se sente perdido pra entender o que é animação 3d? Ou pior!!! Não consegue explicar pro seu cliente o que exatamente você faz quando ele te contrata pra fazer uma animação? A CIRKUS ANIMATION TEM A SOLUÇÃO PROS SEUS PROBLEMAS!!!
É! Talvez cansados de ter que explicar para alguns clientes que se esforçam (eles se esforçam mesmo!) em não entender o trabalho hercúleo que dá animar, o pessoal deste estúdio criou essa belezura. É uma pequena explicação com arezinhos vintage lá dos 50's. E é divertidíssimo! Divirtam-se!


A dica é do Cartoon Brew que pegou no Motionographer. Olha o hipertexto, aí gente!
=D
É isso.

SCINTILLATION

Categorias: , ,
Post corrido com vídeo antiguinho...
Vídeo experimental super cintilante. Aplicação de efeitos que ficou bastante bonito . O moço responsável Xavier Chassaing diz que utilizou stopmotion e combinação de projeções. Poético pra uma segunda feira (chuvosa em BH... graças a Deus... =D).

É isso! Semana boa pra vocês.


Sejam benvindos bonecos!

Era um blog de todo mundo... ninguém escreveu. Agora parece que é só meu. =D Animação em todas as suas vertentes dentro do meu possível...

Flickr - Fotos da oficina


Patrocínio