Certa vez na faculdade, enquanto eu e uns amigos testávamos uns movimentos com plasticina, um professor insistia na frase (com certo desdém da nossa inaptidão...): "Isso é tão Bruce Bickford."
Foi uma tarde inteira assim. Isso virou um jargão entre nós. Dai, nunca mais me esqueci da referência! (Valeu 'fessor! =D).
Bruce Bickford é um pária do stopmotion! Com animações experimentalistas, surreais, provavelmente regadas a ácidolisergico e rock'roll, esse moço vem fazendo desde 1964 animações com clay e só. =D
Isso mesmo. As coisas começam a se desintegrar no meio e dali viram outras coisas, que dai viram outras coisas, sacou cara!
Mas não me entendam mal. De jeito nenhum eu diminuo o valor desse animador por isso. Os movimentos nas metamorfoses são muito interessantes. E comungam com a época em que ele foi mais produtivo, e com sua principal parceria, o músico Frank Zappa.
A parceria com Zappa durou de 1974 a 1980 e rendeu experiências (olha só a gente falando de experimentalismos...) como Baby Snake, que deixo um trecho aqui para vossa apreciação.
Deixo também excertos de Prometeu's Garden, de 1988 e de Monster Road, documentário sobre ele de 2004. Pedacinhos de coisinhas... Afinal, nos vídeos dele tudo acaba se despedaçando mesmo... =D




É isso... baby!