SITA SING THE BLUES

Categorias: , , , , , ,















Há cerca de uns 2 atrás eu vi um still dessa animação. Nessa mesma época ela foi matéria na Animation Magazine. Dai eu comecei a buscá-la, mas só encontrava cenas bem curtinhas que mostravam animações em recorte com um estilo bem geometrizado de divindades indianas. Lindo!
Assim, essa animação era isso pra mim. O que já estava muito bom. Mas assistindo aos 11 minutos iniciais, postados há poucos dias no Cartoon Brew (I love you Cartoon Brew!), eu entendi que 'Sita Sing the Blues' era muito mais.
A animação, que demorou 5 anos para ser concluida, conta a história de Nina, que teve que se separar do marido que foi trabalhar em um estúdio na Índia, e também de Sita, divindade do conto indiano Ramáiana, que teve que se separar de seu esposo amado, Rama. E no meio disso 3 sombras divertidas contam toda essa confusa história, cheia de personagens.
Só que cada um em um estilo visual. E eles funcionam.
O que prova o motivo de o longa de 82 minutos ter participado de tantos festivais (uns 40) e de seus merecidos prêmios (Annecy entre eles...).
E não é só isso, o fato mais interessante, a meu ver, é a junção de mitologia indiana, e clássicos do Jazz da dec. de 1920. A música é um elemento (acho, já que só vi 11 minutos do filme) que justapoe universos tão diferentes, e mesmo assim tão aproximados pela mesma "tragédia" de ambas as persongens.
E falando em tragédias, Nina Paley, tem lidado com seus percalços. Nina é a diretora, idealizadora, animadora, produtora e todos os mais 'ora que puderem entrar na brincadeira. E ela teve, e esta tendo, sérios problemas para distribuir o filme, podendo faze-lo só em festivais. Isso porque ela não conseguiu os direitos de algumas músicas que estão no filme. E até agora ela está em busca de financiamento e doações para conseguir pagar algumas coisas da distribuição.















Inclusive ela possui um projeto chamado questioncopryright.org. Confesso que não li ainda qual é a proposta, então vou ler antes de falar sobre. Mas creio que seja uma força tarefa pra facilitar a vida do produtor independente, frente às licenças e outras cocitas que são incrivelmente mais fáceis pros grandes estúdios. O que é muito bacana.
Bom, tá aqui o blog da moça.

E voltando a animação, eu deixo aqui o site do filme, www.sitasingstheblues.com, onde tem um monte de stills bacanérrimos, 2 posteres lindos de viver (em alta qualidade), além do trailer pra baixar.
Ae! Agora só falta ver o filme, ou pedaço dele. Então seguem os 11 minutos iniciais, e o trailer, não necessariamente nessa ordem. =D






É isso.

Exposição comentada de Coraline...

Categorias:












... na California... fuim fuuiim fuuuiim...
=D
É fato. A galeria Nucleus, na California, está expondo um painel contendo ilustrações de backgrounds e personagens do filme. E no dia 6 de fevereiro haverá uma exposição comentada. Os caras, Shannon Tindle, Shane Prigmore, Dan Krall, Chris Appelhans e Jon Klassen, vão até lá com seus trabalhos (muitos podem ser vistos pelos respectivos portfolios virtuais, que aqui vos contemplo) e vão discutir com os presentes sobre as decisões de produção e tals.
Então, se você está na Califórnia ou perto, ou vai pra lá há tempo para essa data, não perca essa oportunidade.
Pra não passar batido, o trailer do aguardado Coraline.



E para ver mais sobre produção, a Focus postou vários vídeos em sua pagina no youtube. Tem umas coisas bem legaizinhas.
Dica do mais legal de todos, Cartoon Brew.
É isso.

Her Morning Elegance - Oren Lavie

Categorias: , ,
Gente! Que felicidade que dá quando vemos um stopmotion bem feito...
E esse vídeo é lindo demais. Como diz um amigo meu, dá até uma invejinha de não ter tido essa idéia antes.
A animação, que tem como técnica o stopmotion (nesse caso de pessoas, pixilation e de coisinhas), é um clip do cantor, compositor e diretor (de teatro e animação) Oren Lavie. E ele, que é israelense, também dirigiu esse trabalho que vos mostro.
A música é do album "The Opposite Side of the Sea", lançado em 2007. Oren tem também, uma faixa na trilha de "As Crônicas de Narnia: O Principe Caspian", de 2008.
Bom, sem mais delongas, a animação:



A dica foi do Rodrigo Moreira, da lista dos designeres uemguianos.
E isso.

I don't believe in global warming!

Categorias: , , ,
Yes! Alguém (ou algo) não acredita em global warming. É uma gleba verde e desafinada que canta inventando uns sons tipo o João Bosco. Ou seria o pessoal do Bigfish. Um estúdio australiano que faz curtas, propagandas, jogos, séries que mesclam animação e músicas pros petititinhos e mais umas coisinhas pra vender, tipo uns toys frango (!!!).
yeah! O trabalho deles é bem legal. E tem um monte de trabalhos enviados para festivais pelo mundo. E esse, I DON'T BELIEVE IN GLOBAL WARMING, foi uma das atrações do último ANIMAMUNDI, que aliás está com inscrições abertas até o dia 25/03, se não me engano...
E eu, que sou bocó confessa, gosto de coisa bocó, então adorei esse vídeo. Um monte de gente ficou reclamando e tals... Mas eu não! Deixei me levar pela incredulidade da gleba verde. Ae!
Espero que gostem! (É tosco, gente! Então, aos puristas, não assistam!)
=D



Na mesma linha (desalinhada... mesclando animação economica, recorte digital e música), Yoghurt Pants.



E no site dos caras, clicando em FEST dá pra ver muitos muitos outros.
É isso.

Michel Ocelot

Categorias: , , , ,
Michel Ocelot é um típico cara que gosta de contar histórias. Bom, não qualquer história...Contos de fada mesmo.
E há sempre muita diversidade cultural nas histórias dele. Muitas se passam no oriente ou na África. Acho que isso se explica facilmente se voltarmos no tempo em que esse francês, hoje com 65 anos, era apenas um garotinho pueril, como diz meu pai. Ocelot cresceu entre lendas tribais no Oeste da África e contos medievais no condado de Anjou na França. Dá pra recolher muito material com essa experiência de vida.
Meu primeiro contato com a obra dele não foi uma experiência muito boa... Eu assisti Azur e Asmar, longa em 3d que se conta a história de dois meninos, um loiríssimo e um moreno que são criados pela mesma mulher que os embala com contos sobre a Fada dos Djins. Eu confesso que não vi tudo... foi mal gente. foi mal monsieur Ocelot... mas tava muito lento. E apesar dos planos serem lindos (cheio de padrões marroquinos! maravilhoso), o visual não me agradou... Juro que vou tentar de novo.
Bom mas nem tudo estava perdido. Descobri que Michel Ocelot tinha produzido a maior parte de sua obra numa técnica muito bacana e muito antiga... Animação de sombra! Profundamente inspiradas na mestra Lotte Reiniger (pisei feio na bola nessa...). E descobri assistindo à Principes e Princesas. São 8 episódios de 12 minutos, cada um com um conto de fadas. Esse projeto foi feito pra tv e depois foi vendido como uma compilação com 6 desses episódios.
O meu predileto é o último. Um príncipe e sua amada princesas que passam por uns probleminhas de transformação. Eu vou postar pra vocês verem. E só vai entender quem estiver estudando francês ou turco... Foi mal gente. Vasculhei tudo. Então, quando achar pelo menos com legenda em inglês eu posto no youtube pra vocês verem.



Isso me permite um aparte. Ocelot produziu longas, curtas, séries de tv e vídeo clips. Aliás, vídeo-clip. Pra Bjork. Ta ai ó! Earth Intruders



Agora Kiriku e a Feiticeira, outro filme dele muito lindinho sobre um garotinho numa tribo africana, e Azul e Asmar...trailers em espanhol. Acho que ambos estão inteiro, fatiados, no youtube. Mas eu recomendo assistir em melhor qualidade.





E para um clara idéia de quando digo 'profundamente inspirado", Lotte Reininger. E colorido. Mary's Birthday mescla sombras e recorte colorido. Num futuro próximo, post sobre ela. (aprende cris! não é ele é ela... me desculpa ai galera)

PATETA NO TRÂNSITO

Categorias:
Esse é um 'crássico'!
Fazendo uma pesquisa para escrever o meu último argumento pro ANIMATV (to atrasada demais, gente!) achei essa pérola.
Eu vou trabalhar, vocês, divirtam-se!
=D



stopmotion + toys + música!

Categorias:
Pra celebrar o Penquintoy no Blog de Brinquedo (yaeh baibe!!!) temos aqui um belo exemplar de stopmotion "eu consigo fazer" que vale a pena ser visto. sim sim... com toys! Toys "eu consigo fazer"!
Muito bacana!



Dica do Giardini.



A walk in the woods

Categorias:
Acho que esse era o nome de um programa sobre natureza selvagem, tipo National Geografic.
Bom, deste dá apenas pra saber sobre os hábitos defecatícios dos animais da floresta. Então, tire os nojentos da sala!
=D



Dica do Vitor, a long long time...
E se quiser ver mais desse estúdio vá em www.weebls-stuff.com.

Um pouco de economia...

Categorias:
Eu não vou falar muito sobre UPA agora, porque quero fazer isso com calma... Mas, em tempos de preparação de projeto para o ANIMATV, acho que vale a pena dar uma espiada em duas ou três animações simplificadas.
Uma UPA, claro, adoro. Um amigo diz que UPA é Ultra Picaretagem Animada... tststs...
Bom, quando se tem que produzir 12 episodios em 12 meses acho que a idéia de economizar me parece bastante pertinente. Então posto aqui Flebus de 1957, ultra econômico!




E, porque não? Disney! Toot, whistle, Plunk and Boom, de 1953.



é isso!

P.E.S

Categorias: , ,



















É uma vergonha eu nunca ter escrito aqui sobre P.E.S. Mas toda vez que eu vou escrever eu vejo os filmes antes, dai fico embasbacada e não escrevo.

PES é o cara. E o cara é um cara. Um moço que estudava Língua Inglesa na universidade da Virgínia e teve uma idéia pra um filme. Foi la na raça e fez RoofSex. O ato sexual de duas poltronas no telhado. Quente!

E é assim que ele faz. Anima objetos ordinários, comuns mesmo, subvertendo a função dessas coisas. A gente já viu isso com Jan Švankmajer, em Meat Love. Duas carnes fritam de paixão...
Mas esse moço, esse tal de PES, foi além e tá se tornando um jedi do stopmotion. Porque além da animação ser
muito boa se considerado o movimento, ele consegue fazer ótimas associações de idéas nessas subversões de sentido. Bom, tem que ver pra entender o que eu to falando. Então assistam a Western Spaguetti, o ultimo filme dele no site. Eu ja vi uma 30 vezes.



Uma observação importante sobre os vídeos do PES é áudio. E é por isso que a associação de movimento fica tão boa. A gente entra no filme. E eu desconfio que ele faz um áudio um tikim mais alto. Assim a gente não pensa que o objeto é outra coisa além do que ele mostra pra gente. Eu sou fã de um áudio bem feito. E nesse ponto o carinha me ganha de novo.
=D
No site eatpes.com é possível assistir a todos vídeos dele e na sessão press ele posta tudo o que sai sobre ele e sobre seus vídeos na mídia. Então tem boas entrevistas. No geral é legível. Então visitem! E ele tem também um canal no youtube com tudo lá.

Eu deixo uma aqui que saiu no Animation MAgazine.




















































































E aqui o mestre Švankmajer com Meat Love.




Quer mais ainda? Então lá vai. Os posts de PES no Cartoon Brew.

É isso. Viva 2009!
=D

Sejam benvindos bonecos!

Era um blog de todo mundo... ninguém escreveu. Agora parece que é só meu. =D Animação em todas as suas vertentes dentro do meu possível...

Flickr - Fotos da oficina


Patrocínio