É uma vergonha eu nunca ter escrito aqui sobre P.E.S. Mas toda vez que eu vou escrever eu vejo os filmes antes, dai fico embasbacada e não escrevo.

PES é o cara. E o cara é um cara. Um moço que estudava Língua Inglesa na universidade da Virgínia e teve uma idéia pra um filme. Foi la na raça e fez RoofSex. O ato sexual de duas poltronas no telhado. Quente!

E é assim que ele faz. Anima objetos ordinários, comuns mesmo, subvertendo a função dessas coisas. A gente já viu isso com Jan Švankmajer, em Meat Love. Duas carnes fritam de paixão...
Mas esse moço, esse tal de PES, foi além e tá se tornando um jedi do stopmotion. Porque além da animação ser
muito boa se considerado o movimento, ele consegue fazer ótimas associações de idéas nessas subversões de sentido. Bom, tem que ver pra entender o que eu to falando. Então assistam a Western Spaguetti, o ultimo filme dele no site. Eu ja vi uma 30 vezes.



Uma observação importante sobre os vídeos do PES é áudio. E é por isso que a associação de movimento fica tão boa. A gente entra no filme. E eu desconfio que ele faz um áudio um tikim mais alto. Assim a gente não pensa que o objeto é outra coisa além do que ele mostra pra gente. Eu sou fã de um áudio bem feito. E nesse ponto o carinha me ganha de novo.
=D
No site eatpes.com é possível assistir a todos vídeos dele e na sessão press ele posta tudo o que sai sobre ele e sobre seus vídeos na mídia. Então tem boas entrevistas. No geral é legível. Então visitem! E ele tem também um canal no youtube com tudo lá.

Eu deixo uma aqui que saiu no Animation MAgazine.




















































































E aqui o mestre Švankmajer com Meat Love.




Quer mais ainda? Então lá vai. Os posts de PES no Cartoon Brew.

É isso. Viva 2009!
=D