Michel Ocelot é um típico cara que gosta de contar histórias. Bom, não qualquer história...Contos de fada mesmo.
E há sempre muita diversidade cultural nas histórias dele. Muitas se passam no oriente ou na África. Acho que isso se explica facilmente se voltarmos no tempo em que esse francês, hoje com 65 anos, era apenas um garotinho pueril, como diz meu pai. Ocelot cresceu entre lendas tribais no Oeste da África e contos medievais no condado de Anjou na França. Dá pra recolher muito material com essa experiência de vida.
Meu primeiro contato com a obra dele não foi uma experiência muito boa... Eu assisti Azur e Asmar, longa em 3d que se conta a história de dois meninos, um loiríssimo e um moreno que são criados pela mesma mulher que os embala com contos sobre a Fada dos Djins. Eu confesso que não vi tudo... foi mal gente. foi mal monsieur Ocelot... mas tava muito lento. E apesar dos planos serem lindos (cheio de padrões marroquinos! maravilhoso), o visual não me agradou... Juro que vou tentar de novo.
Bom mas nem tudo estava perdido. Descobri que Michel Ocelot tinha produzido a maior parte de sua obra numa técnica muito bacana e muito antiga... Animação de sombra! Profundamente inspiradas na mestra Lotte Reiniger (pisei feio na bola nessa...). E descobri assistindo à Principes e Princesas. São 8 episódios de 12 minutos, cada um com um conto de fadas. Esse projeto foi feito pra tv e depois foi vendido como uma compilação com 6 desses episódios.
O meu predileto é o último. Um príncipe e sua amada princesas que passam por uns probleminhas de transformação. Eu vou postar pra vocês verem. E só vai entender quem estiver estudando francês ou turco... Foi mal gente. Vasculhei tudo. Então, quando achar pelo menos com legenda em inglês eu posto no youtube pra vocês verem.



Isso me permite um aparte. Ocelot produziu longas, curtas, séries de tv e vídeo clips. Aliás, vídeo-clip. Pra Bjork. Ta ai ó! Earth Intruders



Agora Kiriku e a Feiticeira, outro filme dele muito lindinho sobre um garotinho numa tribo africana, e Azul e Asmar...trailers em espanhol. Acho que ambos estão inteiro, fatiados, no youtube. Mas eu recomendo assistir em melhor qualidade.





E para um clara idéia de quando digo 'profundamente inspirado", Lotte Reininger. E colorido. Mary's Birthday mescla sombras e recorte colorido. Num futuro próximo, post sobre ela. (aprende cris! não é ele é ela... me desculpa ai galera)