Já há algum tempo eu venho querendo escrever um post sobre esse autístico brinquedo óptico. Austístico porque não tem uma pessoa que comece a flipar um destes que não fique totalmente absorto na brincadeira. É como se entrasse num mundo próprio, aonde é possível controlar o que se vê.
Também conhecido como folioscopio, o flipbook nada mais é do que uma sequência de imagens que flipadas rapidamente criam a ilusão do moviemento. É usado desde 1882 (primeira patente) como uma poderosa ferramenta de marketing. Nos USA foi muito comum até o inicio do sec XX ter um flipbook anexado à produtos como cereais, cigarros e automóveis.
Hoje existem festivais próprios, sites para criação de flips digitais e muitos vídeos e animações que usam o brinquedo como objeto de narrativa. Eu mesma já usei um no "Como fazer um filme na pós-modernidade"
Agora lá vai uma enchorrada de informações! Espero que gostem.

Historia do flip com um monte de videos deles sendo devidamente flipados!
http://www.flipbook.info/index_en.php

Flip digital da Bennetton

Editora Projeto A editora gaúcha tem uma série de flips criados só pelos bacanas como Otto Guerra, Verissimo, Allan Sieber, Adão Iturrusgarai, Guto Lacaz e pelo meu mais novo amigo gaúchesco, Rodrigo John.

The Black Dog's Progress, um video construido com um monte de flips:



Como fazer um filme na pós-modernidade (fazendo meu comercial... =D)



E por fim um filme bacana que foi indicado pelo No Fat Clips! que se chama Adjustment. O filme é de Ian Mackinnon. Eu gostaria de postar o video aqui direto, mas não há como. Então posto esse fragmento pra dar um gostinho da narrativa. Pra ver o trabalho na íntegra é só clicar no link acima.



É isso. Vamos flipando pelo mundo! ae!
=D