Quarta!
Dia de projetos sociais e também da mineirada!
Na mesa redonda dessa noite as presenças foram Silvino Fernandes da Casa de Animação de Sabará, Cleber Camargo diretor do festival Pedra que Brilha da cidade de Itabira, César Piva da Fábrica do Futuro e o diretor chileno Tomás Wells.












(foto de Cláudia Lima)


Tomás que tem um trabalho muito fluido de animação abstrata, na verdade não falou sobre projetos e sim sobre a percepção da necessidade deles na américa latina.
Silvino, idealizador do Animará e também da Casa de Animação, leva um projeto de oficinas em animação (o gato preto saiu de uma que dessas) à bairros periféricos de Sabará e de outras cidades. O projeto tende em abranger jovens na faixa de 14 a 18 anos e apresenta à esses novos animadores técnicas e formas de se contar histórias.
Já em Betim Cleber Camargo possui um projeto aonde leva o cinema à periferia. Ele contou de forma, um tanto emocionada, relatos de situações onde pode perceber a mudança no comportamento das pessoas, quanto a civilidade e o sentimento de integração da comunidade.
César Piva, do projetão Fábrica do Futuro, falou pra dedeu. E não era pra menos. A Fábrica é um projeto gigante, que integra jovens, comunidade, profissionais e investidores todos com a mesma responsabilidade de criação. E isso é fantástico, porque o cara que paga acaba pagando porque acredita naquilo. Faz parte daquilo. E um projeto muito grande que está estabelecido em Cataguases, cidade já com tradição cinematografica (é de lá nosso primeiro cineasta, Humberto Mauro). A Fábrica trabalha com pesquisa, produção e difusão de conteúdos audiovisuais. No projeto jovens são colaboradores remunerados, e produzem focados nas novas tecnologias. Já possui, inclusive, um canal no site para a transmissão desses conteúdos. Bom, um projeto muito bacana, bem estruturado que merece uma visitada no site...
=D
No geral o que se percebe nos projetos sociais é uma formação do olhar. Isso, pelo que eu acredito gera um sentimento de inclusão muito forte. A pessoa passa a ser parte de um grupo que se expressa. E a expressão é potencializadora. "Eu sou alguém. E sei expressar essa minha existência, minhas ideias, minhas crenças de alguma forma." . É um processo de cidadania pelo conhecimento, pela educação.
Bom, eu peço desculpas se me esqueci de alguma coisa, ou me confundi. Depois de uma semana não me lembro de tudo. Na verdade, eu peço àqueles que souberem mais que deixem seus complementos. Inclusive os proprios participantes da mesas ou dos respectivos projetos. Ou até outros.
Uma observação que acho bacana que seja feita foi a falta de debate nessa mesa redonda. Foi muito mais uma explanação dos projetos presentes do que um debate sobre novas possibilidades sobre a animação em projetos sociais. Dali, naquela noite poderiam ter saido animadores inspirados a modificar sua família, seu bairro, sua escola, através de pequenas oficinas, ou sessões de cinema. Então fica aqui a minha sugestão pra um futuro debate.

Agora sobre a competitiva, vai ser a hora também de fazer meu comercial! ae!
Já que eu era também uma competidora. Só que não dá pra competir com Terra, de Sávio Leite, que levou o prêmio de melhor animação mineira... ts ts ts... Bacana demais. Ainda mais com narração do Pereio. Ai é sacanagem! =D
Bom, eu procurei pelo filme na rede e não achei. Se alguém souber aonde tem manda o link pra nós. E parabéns Sávio.
Quem levou prêmio especial também foi Fernando Pinheiro por A Garota. Esse tem site e tudo. É só visitar.

Outros que passaram também foi Pipo Pipa, recorte muito bacaninha, Viagens de Papel, de Mauricio Gino, e dois de Cacinho (meu ex-amigo virtual, que é bem mais legal no msn... =D). E esses tão aqui pra vocês verem! Porque o resto eu não achei pra postar.
Viagem à lua.


E, Reciclando Idéias


E achei também, O Cuco, de Samira Deher


E pra fechar o post com chave de ouro, Vazio Agudo. Baseado no haikai de Paulo Leminsk.
Mas antes, só uma observação. O que passou na sessão era uma versão sem texto, e essa tem texto. Eu, particulamente, prefiro sem... Então, posto esse agora e num futuro próximo eu coloco o outro.
É isso.


Um abraçoso da Cris