Olá pessoas. Como eu vou estar no Animará todos os dias, vou me esforçar pra deixar aqui um pouco do que aconteceu.

O domingo foi uma correria pras exposições, já que os meninos da Guerra do Vinil, os evangelistas Lucas, Tiago, Mateus e Pedro (emprestado enquanto João não vem...)ficaram montando toda a estrutura de cenarios e disposição dos personagens. E eu vou dizer, é incrivel de bom! O grau de detalhamento dos cenários, a contrução dos bonecos e o próprio conceito deles, torna essa exposição IMPERDÍVEL (gritado mesmo...). Isso pra quem produz ou não. Então vá. Só esta exposição já valerá a viagem.
Tá ai a primeira parte e site da série é www.guerradovinil.com.br



Eu também fiquei absorta montando outra exposição. Esta bem mais modesta, mas ainda sim interessante. Principalmente para as crianças e para o público que não sabe como é feita animação. Nessa exposição estão as técnicas 2d, 3d, stopmotion, recorte, brinquedos ópticos, e (ainda não confirmado) pixilation. Todas explicadas de forma visual, sempre com o mesmo personagem, na sua caminhada. Aqui eu preciso de abrir um parentesis para dizer que o stopmotion não seria possível ser tão bonitinho, não fosse Mariana Morais, que os modelou.
E também o pessoal da Casa de Quadrinho, em muito especial, Daniel Pinheiro, que deu os primeiros passos em 2d com o personagem. A partir desse ciclo todo o resto foi pautado.
Valeu pessoas lindas de viver.

Partindo um pouco para a paletra, ontem tivemos João Alegria, do Canal Futura, falando sobre Animação e Inclusão Social, Arte e Educação.

João é simpatissíssimo e muito consciênte, sobretudo como professor, da necessidade de se reformular a forma de se ensinar. E pra isso existem várias possibilidades que passam pela formação do olhar, pelo justo aproveitamento das mídias, não só animação, como objeto e/ou meio educador. Além de sua própria experiência e também dos presentes na função de educadores.
Eu particulamente aprendi muito lendo, assistindo, futucando. E acho que, como animadores e bonequeiros que somos temos sim uma responsabilidade enquanto exibidores. Podemos também educar ou deseducar.

Bom, acho que é minha obrigação então deixar aqui um canal de acesso aos escritos do João, que como ele se auto intitula "um contador de histórias". Textos, livros, além de sua tese de mestrado.
http://sites.google.com/site/sitiodojoaoalegria/

Claro que o dda que em mim habita não deixa eu me lembrar de tudo, mesmo eu tendo feito anotações (isso me dá idéias de fazer podcasts...), então, peço encarecidamente que, quem esteve lá e se lembrou de algo que eu não disso, complete a minha fala.
=D

Pra fechar o dia, a mostra competitiva internacional, que teve em sua maioria filmes espanhois (ou em espanhol). O que foi até bom, porque não tinha legendas (Imagina que você tenha 10 anos e lê na legenda "Voy a pescar um rato." ou "estoy embarazada" o que que vai entender...).
Mas indo para a qualidade dos filmes, tenho que concordar que eram bons e variados em técnicas. Não me lembro bem dos nomes, então vou procurar saber e até tentar acha-los na rede. De repente eu posso postá-los aqui ainda.
É isso gente.

Um abraço da animadeira

ps.: haverá mudanças no quadro de palestras e mesas redondas. Hoje teremos a do José Araripe da TV Brasil. A mesa redonda que seria hoje, sobre séries, com o pessoal da Batalha: Guerra do Vinil e o Andrés Lieban, será na sexta junto de Quiá Rodrigues do Animania. Essa vai ser boa pra dedeus!